23 de setembro de 2020

[SIX FLYING DRAGONS] EPISÓDIO 7 - HISTÓRIA REAL

História real por trás do episódio 7:

Durante o governo de Yuan sobre a península coreana, os jurchens viviam no norte da península. Goryeo e, depois, Joseon tentaram recuperar as terras pertencentes aos jurchens para tomar controle total da península.

Em 918, de acordo com o Goryeosa ("História de Goryeo"), a antiga capital de Goryeo, Pyongyang, há anos estava em ruínas e "bárbaros estrangeiros" usavam os terrenos próximos como campos de caça, ocasionalmente invadindo as fronteiras do país. O rei da época, Taejo Wang Geon, ordenou o repovoamento da antiga capital, enviando seu primo Wang Sik Ryeom para defendê-la.

Em 993, a terra da fronteira entre Liao (Estado dos khitans, localizado na Manchúria) e Goryeo foi ocupada por jurchens. Desde o reino de Taejo Wang Geon, os jurchens oscilavam sua lealdade entre Goryeo e Liao, tomando vantagem da tensão entre os dois países. O diplomata coreano Seo Hui negociou com Liao para obter a terra até o rio Yalu (fronteira entre Coreia do Norte e China), argumentando que, antigamente, ela pertencia a Goguryeo (reino coreano predecessor a Goryeo).

Remanescentes de Balhae (antigo Estado multiétnico de manchus e coreanos) e de povos tribais, incluindo os jurchens, viviam na área entre o rio Yalu e o rio Taedong, que era alvejada a reanexação por Goryeo.

Em 1107, depois de longa guerra, os jurchens ofereceram uma trégua a Goryeo, jurando não invadir o país, e Goryeo retirou suas tropas.

Existiam dois tipos de jurchens, os "inimigos / traidores" e os "de fronteira / defensivos" (que viviam nas fronteiras da Coreia). Após o colapso de Yuan (Mongólia), Goryeo (e, depois, Joseon) fizeram os jurchens no nordeste da península se oferecerem como vassalos. Os coreanos tentavam apaziguar os jurchens tanto com ameaças militares quanto oferecendo tributos (títulos, bens, mulheres, para integrá-los à cultura coreana). Mesmo assim, a luta continuou. Mais tarde, Ming tentou tirar os jurchens da influência coreana e conseguiu fazer com que o líder deles se submetesse (em 1388).

Antes da submissão "oficial", em 1382, o chefe jurchen Hobaldo se aliou a Ming (China) para invadir o Nordeste de Goryeo. Em 1383, o general Yi Seong Gye o derrotou.

É verdade que o general Yi Seong Gye mandou recomendações ao Governo Central em agosto de 1383. É o "Plano de Estabilização da Fronteira" na tradução do drama, historicamente chamado "Anbyeonchaek" ("안변책", "安邊策"), significando "um bom esquema para estabilizar a defesa nacional na região fronteiriça nordeste". No entanto, não há confirmação se a ideia veio mesmo de Sambong Jung Do Jeon, mas muitos historiadores especulam que sim, pois os dois se conheceram em 1383.

O plano:

- Dar treinamento militar aos plebeus que vivem na região para poder usá-los como força militar em caso de emergência;
- Organizar todos os residentes (3 famílias em uma unidade, 100 unidades em uma seção), deixando-os sob a autoridade de um chefe militar;
- Destinar os impostos da região especificamente para a própria região, tornando-a autossuficiente (independente do Governo Central).

Fontes: BodashiriWikipédia (2)


Nenhum comentário:

Postar um comentário