10 de setembro de 2020

[SIX FLYING DRAGONS] EPISÓDIO 3 - HISTÓRIA REAL

História real por trás do episódio 3:

Yi Bang Won, no drama, é tocado pelas palavras de Sambong Jung Do Jeon e entra em Sungkyunkwan (maior instituição educacional do país na época) para se tornar um erudito confucionista. No seu primeiro dia, ele vê a prisão dos professores e o banimento da Filosofia de Mêncio.

Mêncio enfatizava o significado dos cidadãos comuns no Estado. Enquanto o Confucianismo geralmente respeita muito os governantes, ele argumentava que é aceitável os subordinados deporem ou até matarem um governante que ignora as necessidades do povo e governa duramente, porque um governante que não governa justamente não mais é um verdadeiro governante.

Isso não deve ser visto como instigação à violência contra as autoridades, mas como aplicação da Filosofia Confucionista à sociedade. O Confucianismo requere uma elucidação do que pode ser racionalmente esperado em qualquer relacionamento. Toda relação deve ser benéfica, mas cada uma delas tem seu próprio princípio ou lógica interna.

Um governante deve justificar sua posição agindo de forma benevolente antes de esperar recíproca do povo. Assim, o rei é como um mordomo. Embora Confúcio admirasse os reis de grandes feitos, Mêncio deixava clara a hierarquia própria da sociedade humana. Mesmo que um rei supostamente tenha maior status que um plebeu, ele, na verdade, é subordinado ao povo e aos recursos da sociedade. Uma pessoa é significativa pelo que dá, não pelo que recebe.

Portanto, a Filosofia de Mêncio muitas vezes era banida pela classe dominante por suas visões relativamente radicais sobre a política que eram usadas como justificativa para revoluções dinásticas durante a História. A revolução de Sambong Jung Do Jeon também foi baseada nessa ideologia.

No ano seguinte ao exílio de Sambong Jung Do Jeon, a escrava Ban Ya (ver antecedentes históricos) clamou na frente do palácio da Rainha-Viúva que era a verdadeira mãe do rei atual (U). Lee In Im (Lee In Gyeom da vida real) mandou matarem ela, jogando-a no rio. Depois, mataram a criança nascida de Hong Ryoon com a concubina Han (a causa do assassinato do rei Gongmin).

Fontes: Bodashiri (2), Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário