19 de novembro de 2017

TABLO - DEAR TV [TRADUÇÃO]

Resultado de imagem para tablo dear tv

DEAR TV - TABLO [TRADUÇÃO]

Querida Televisão


Querida TV, dessensibilize-me
Dê-me mais genocídio, por favor*
O mundo é seu afrodisíaco, então você fica ligada**
A cada minuto, a cada segundo que respiro
Você dá armas à ganância, mata-me com incessantes necessidades***
Faz-me verificar isso e aquilo
Faz-me ser convencional, desinfetando minha raça4
Procuro pelo Nirvana, mas você me Geffeniza5
Aponta-me aos céus até que o olho do Paraíso sangre
Unge-me com mentiras, então me diviniza6
Se o Paraíso é um programa, bem, televise-me
Mas não vou mentir para entrar, sem falsificar identidades7
Vou morrer em pé, tente quebrar meus joelhos
Farei um handstand como se estivesse fazendo breaking8
Agora, congele
Não aja como se me conhecesse [só] porque me reconhece9
Você vende minha gravação, não eu10



*Sempre que ligamos a televisão, vemos alguma morte ou um crime noticiado, tanto que acabamos achando isso normal, estamos dessensibilizados. "Genocídio" é um ataque (destruição, extermínio) de uma raça específica. Ou seja, a televisão costuma alvejar um certo grupo de pessoas;
**Ele fala "so you stay turned on", que significa "então você fica ligada", mas "turned on" também significa "excitada" (no sentido sexual), fazendo um jogo de palavras com "o mundo é seu afrodisíaco". "Afrodisíaco" é algo que aumenta a libido (estímulo sexual). Na televisão, muito gira em torno de sexo;
***A televisão e suas publicidades aumentam nossa ganância. Mostra-nos coisas que não são tão necessárias, produtos que não servem para nada além de luxo pessoal. "Incessantes necessidades" - posso ter acabado de comprar um telefone, mas outro, mais novo e atualizado, passa na televisão e eu também o quero;
#4 "Faz-me ser convencional" - a televisão nos padroniza. Mostra coisas que devem ser senso comum e discrimina o diferente. "Desinfetando minha raça" - a televisão filtra nossos desejos e pensamentos discordantes, tenta mostrar que é "ruim" ser diferente e não deixa o diferente se expressar;
#5 Palavra inventada com relação ao sobrenome do produtor David Geffen, da Geffen Records. Significa quando uma gravadora faz o artista perder o charme original, adicionando muito brilho e coisas demais para fazer sucesso no meio comum. Nirvana significa Paraíso; além disso, foi a Geffen Records que introduziu o Nirvana, banda norte-americana de rock, ao sucesso genérico.
Ele também fala "breed" no verso anterior, "raça". "Breed" é uma música do Nirvana;
#6 A televisão coloca os artistas num pedestal, como se fossem algo mais especial que a população comum - faz parte da lavagem cerebral, ela nos faz gostar de artistas que nos transmitem o mesmo conteúdo padronizado, para que todos tenhamos o mesmo tipo de pensamento fútil. "Até que o olho do Paraíso sangre" - será que uma verdadeira divindade, num verdadeiro Paraíso, gostaria que fôssemos assim? Não estamos esquecendo o real Paraíso e apenas focando em ídolos fúteis?
"Unge-me com mentiras" - a televisão só o aceita se ele fizer parte de um mundo inventado, onde ele só pode dizer opiniões consideradas aceitáveis. Se o artista "sair da linha", a televisão o julga fortemente e tenta desconstruir a imagem dele. "Então me diviniza" - após fazê-lo falar e viver mentiras e agir como uma marionete, a televisão o coloca num nível mais alto para que o público aja conforme aquelas mentiras;
#7 Se o Nirvana que ele procura, na verdade, é um programa, então tudo bem, podem o televisar. Contudo, ele não vai se envolver em mentiras só para ganhar o favor da mídia, não vai fingir ser alguém que não é;
#8 Se a televisão quiser "matá-lo", ou seja, fazê-lo cair no esquecimento ou perder o apoio do público, ela pode tentar quebrar os joelhos dele (a base dele), mas ele morrerá em pé (não desistirá das próprias crenças até o fim, não mudará de opinião pela mídia). Se a televisão quebrar os joelhos dele, tudo bem, ele não desistirá e fará um "handstand" (posição em que colocamos as pernas para cima e só nos apoiamos nas mãos [ex]), vai se equilibrar pelas mãos mesmo (reconstruir a base), como se estivesse dançando breaking (dança b-boy do hip hop);
#9 Para que ninguém o julgue pela aparência ou por ser uma celebridade, porque não sabemos pelo que ele realmente passa e passou na vida;
#10 A televisão vende os álbuns, gravações, a imagem dele, mas não vende quem ele realmente é. Ou seja, ele não se venderá pela mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário